-15 %

• Ano: 2016
  • Idioma: Portugues
  • Data de publicação: March 31, 2017

... " O diagnóstico dos principais problemas que envolvem o campo dos media é-nos apresentando pelo autor de forma clara e directa: “o factor tempo é hoje um dos maiores problemas de que vive o jornalismo”. Ao mesmo tempo apresentam-se e citam-se de forma rigorosa os mais importantes estudos que fizeram a analítica dos media nas duas últimas décadas . Este livro funciona também, por isso, como uma pequena biblioteca dos Estudos dos Media em Portugal e no mundo. Trata-se portanto de uma adequada ferramenta pedagógica para estudantes e um precioso auxiliar de estudo para investigadores destas matérias.
O autor mapeia o campo jornalístico apresentando as principais problemáticas que o têm reflectido: a “weltanschauung” dos media que tanto “interpretam como constroem a realidade”; a “saúde ética” do jornalismo; a responsabilidade social visando a cidadania;
o factor “tempo” na base da diferença entre o jornalismo rigoroso e contextualizante e o sensacionalismo catastrofista do actual jornalismo comercial “sujeito ao veredicto do mercado” e à produção do “simples”, do “curto”, do que se “vende”; o sensível
problema do relacionamento entre jornalista e fontes onde acontecem “cumplicidades misteriosas das salas de redacção com rostos do poder” e finalmente o “valor-notícia” e o “gatekeeping” que mostra que “o fluxo de notícias tem de passar por diversos portões”. Alinhavadas, as problemáticas cruzam-se, encadeadas, com esclarecedoras citações dos autores que primeiro as expuseram e teorizaram ."

in prefácio

Jacinto Godinho