Escolas Históricas da Idade Média aos Nossos Dias, As

A forma como entendemos e explicamos a História tem vindo a reflectir a forma como concebemos a sociedade e aqueles que nela participam. Desde a Alta Idade Média até aos dias de hoje, foram muitas as alterações que modificaram o modo de apreendermos o que nos rodeia, de compreendermos o nosso Passado, o nosso Presente e o nosso possível. Futuro. Nesta obra cativante e de fácil leitura, viajaremos pela mente daqueles que foram descobrindo e iluminando o nosso passado, compreendermos as teorias, os métodos historiográficos e as diferentes formas de escrita do que nos é passado. Da lenda ao facto abrangente e consequente, muitas foram as luzes possíveis que se foram incidindo pelo olhar das mentes. Dos eruditos e «iluminados» dos séculos XVI e XVII, passando pelos Positivistas ou pela revolução francesa dos «Annales», pela «Nova História», pelos Marxistas ou pelos Estruturalistas, esta é uma ovra indispensável a professores e alunos, assim como a todos aqueles que procuram compreender melhor a problemática das Ciências Sociais e Humanas.