História Geral da Europa - Vol. II

• Data de publicação: August 16, 2017

A Europa – Desde o Início do século XVI ao final do século XVIII
Por Jean Bérenger, Philippe Contamine, Yves Durand, Francis Rapp

As precedentes Histórias da Europa têm sido apenas, na maioria dos casos, resumos da história dos diversos Estados que se constituíram e evoluíram no espaço geográfico situado entre o Atlântico e os Urales e entre o Mediterrâneo e o oceano Glaciar Árctico. O intuito dos coordenadores e autores desta obra – todos eles prestigiados investigadores de nacionalidade francesa -, foi o de indagar para cada época da História se os contemporâneos tinham consciência de que existia uma Europa; de investigar o que entendiam por essa designação; e de tentar a exposição sistemática das heranças sucessivas pelas quais a Europa se constituiu no decurso dos tempos, tornando assim possível, sem dúvida, o esboço prospectivo do que poderá ser a Europa do futuro.
Este desígnio impôs um plano cronológico. Assim, o segundo volume de História Geral da Europa abrange um riquíssimo período em que se fecha o ciclo medieval e se inicia a expansão marítima, que deu origem ao Euromundo. Nesta fase de mutação intelectual da Humanidade mas também de grandes convulsões políticas e religiosas, o Velho Continente cria a técnica mais eficaz do mundo e divulga o ideal iluminado dos direitos do Homem.

A presente obra foi coordenada por Georges Livet, Decano Honorário da Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Estrasburgo, e por Roland Mousnier, membro do Instituto de França e professor de História Moderna na Universidade de Paris-Sorbonne.