Choque do Islão, O

• ISBN: 5601072045200
  • Formato: Brochura
  • Data de publicação: August 13, 2019

Será este choque um desafio que o Islamismo lança ao Ocidente ou, de modo mais abrangente, o regresso de um Islão que nunca imaginámos ou conhecemos? Esta é a questão a que Marc Ferro se propõe responder num ensaio esclarecedor e muito actual que dialoga com diversas vozes do Islão e as confronta. Atentando na dicotomia modernizar o Islão/islamizar a modernidade, Ferro analisa em profundidade o medo do futuro tal como é sentido pelas sociedades islâmicas (provocado sobretudo pela mundialização e pelos perigos que o Ocidente representa) e os diversos caminhos percorridos pelos Estados árabes para o combaterem. Os fantasmas do colonialismo e da hegemonia ocidental são incontornáveis e Ferro conclui que as relações desiguais, criadoras de frustrações e humilhações, se encontram na base do choque de civilizações. Um livro destinado a todos aqueles que desejam conhecer o mundo à sua volta e compreender as grandes questões do nosso tempo.

Para compreender os acontecimentos do nosso presente; para antecipar os do futuro.

Marc Ferro é director de estudos na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. É autor de Histoire de France, La Révolution de 1917 e L' Histoire des Colonisations, obras de grande sucesso que foram traduzidas para numerosas línguas. Foi ele quem deu vida ao programa Histoire parallèle no canal de televisão Arte. Na Europa-América já publicou Falsificações da História.