Introdução à História e Filosofia das Ciências

• ISBN: 5601072011892
  • Formato: Brochura
  • Data de publicação: September 12, 2017

Não se conhece bem uma ciência enquanto não se conhece a sua história», dizia Comte. O físico inglês Priestley escreveu: «Para facilitar o avanço de qualquer ramo da ciência útil, duas coisas se requerem como principais. Primeiro, o conhecimento histórico do seu aparecimento, progresso e estado actual; depois, um canal fácil de comunicação de todas as novas descobertas.» Assistimos hoje a uma contínua adaptação das teorias existentes para poderem explicar os novos factos que cada dia se vão observando. E sente-se cada vez mais que não há teorias definitivas. Nos séculos XVI e XVII tornou-se imperioso pôr de lado o sistema científico da Antiguidade; nos começos do nosso século, reviu-se a interpretação mecanicista do Universo e deu-se-lhe uma feição nova; amanhã será possivelmente necessário completamente de lado, as teorias da relatividade e dos quanta. Sentimos, mais do que nunca, que a ciência é um desafio e um repto contínuo lançado ao esforço empreendedor da capacidade humana.
Daí a importância, em termos de divulgação, quer para os alunos quer para o público mais vasto, deste Introdução à História e Filosofia das Ciências, feita pelo Prof.º Dr.ºAmorim da Costa, do Departamento de Química da Universidade de Coimbra.