Para entender o crescimento das relações públicas, no mundo contemporâneo, precisamos mais do que senso comum: Na sociedade, bem como na natureza, é a investigação científica que fornece respostas baseadas em evidências. Este livro em Português é uma contribuição importante para o nosso corpo global de conhecimento. Professor Doutor Dejan Vercic (Head of Centre for Marketing and Public Relations, Faculty of Social Sciences, University of Ljubljana, Slovenia) Temos que assegurar que os estudantes e futuros profissionais de comunicação percebam qual a sua responsabilidade, ensinando o que são e o que não são as relações públicas. A melhor maneira de o fazer é através de livros académicos que tentam desvendar, esclarecer e explicar a teoria e a prática das relações públicas e da comunicação estratégica. É o que os nossos colegas de Portugal estão a fazer com a edição deste livro, refletindo uma perspectiva regional e cultural que acrescenta um importante conhecimento, valor e compreensão. Professor Doutor Ralph Tench (Director of PhD Programmes, Leeds Business School, Faculty of Business and Law, Leeds Beckett University, UK) A presente obra representa um esforço em reunir textos sobre várias especialidades das Relações Públicas que, em dez capítulos, apresentam os conceitos contemporâneos e as temáticas que abordam as Relações Públicas como atividade de relevância para as organizações no mundo. O objetivo principal do livro é possibilitar aos profissionais, acadêmicos e alunos aplicarem as Relações Públicas como uma estratégia de relacionamento para alcançar o sucesso empresarial e a sustentabilidade dos negócios no mundo corporativo. Para os países de língua portuguesa a presente obra será um apoio fundamental para guiar as práticas locais de comunicação. Professor Doutor Fábio França (Consultor e Professor de Relações Públicas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil) O livro Relações Públicas e Comunicação Organizacional é leitura obrigatória para os profissionais, professores, pesquisadores e alunos entenderem as Relações Públicas a partir de uma visão contemporânea, que reforça a importância dos relacionamentos para estabelecer a confiança, respeito e reputação entre os stakeholders. Em um mundo cada vez mais vulnerável, as organizações necessitam de um processo de comunicação estratégico e planejado e, para tanto, o profissional de Relações Públicas está preparado para colaborar para o êxito das organizações e a sustentabilidade dos relacionamentos. Professora Doutora Maria Aparecida Ferrari Diretora editorial da Abrapcorp. Pesquisadora da IABC Foundation. Professora permanente de diversas universidades da América Latina. Desenvolver uma estratégia e escolher táticas nestas rigorosas circunstâncias não pode ser feito sem o conhecimento teórico e prático na área das relações públicas e da comunicação. Este livro é uma contribuição importante para este efeito. Professor Doctor Betteke Van Ruler (Former Head of Communication Science of the University of Amsterdam and Professor of Organizational and Corporate Communication)